Antes mesmo da própria existir, já se começava a traçar: a história da Henisa, citando uma das primeiras comunicações - “dois jovens com uma vontade férrea de vencer”, e um deles ainda teve que esperar um ano para completar a maior idade e assim se começar oficialmente a escrever a narrativa de vida da Henisa. E se pensarmos bem até foi antes dessa “pré-história”, quando o pai dos dois sócios os quis “por a trabalhar”.
No dia 19 de Dezembro de 1984 faz-se a escritura de uma sociedade por quotas com a denominação social de “Henisa – Comércio de Produtos Alimentares, Lda.” que inicia a trabalhar no dia 01 de Março de 1985 com objecto social: comércio por grosso de produtos alimentares. Este ano completa-se então 25 anos de existência e só os próprios é que não vêem diferenças quando se desfolham os álbuns de fotografias.
No dia 01 de Maio de 1986 delineia-se uma estratégia comercial, abir as portas ao público (entenda-se retalho) e começar a trabalhar com “Cash & Carry” e para algum jovem que leia isto, foi neste dia que a Henisa passou a ter um computador para facturar. Pois até então as facturas eram manuscritas, assim como tudo que era escrito. Agora olhando para isto com um olhar de historiador, foi um época “impecável”, foi numa altura em quer os Cashs quer os computadores estavam a aparecer.
Em 1991 há mais uma festa a Henisa passa a ter as instalações onde está hoje e reforça a sua estratégia, passando o “Rei” a ser o cliente, cria um clube de apoio ao cliente para diligenciar serviços complementares. Já neste tempo “as vacas gordas” já não estavam por cá, os grossistas de produtos alimentares estavam a desaparecer e a nascer como cogumelos os “grandes” e os ainda maiores, retalhistas e grossistas, nacionais ou multi-nacionais que hoje ainda se podem observar, e a Henisa fosse da vontade férrea ou de outra coisa qualquer, a Henisa cresce a sua facturação de forma exponencial nestes primeiros 10 anos de vida.
A última década tem-se pautado por uma grande regularidade, pois os jovens já não são jovens, pois o mercado não parou de produzir concorrência, pois recentemente anda para aí uma grande crise, pois só um grande arrojo ou visão estratégica fundamentada pode fazer uma empresa crescer deste patamar para cima. E como há risco de mesmo assim isso não se verificar, vamo-nos mantendo, e ainda com alegria referimos que ainda estamos a crescer acima da taxa do mercado. E estes 25 anos, já estão escritos! Os próximos 25, ainda ninguém sabe qual é a história a escrever!
|